sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Tabaco: A luta contra o vício

Cigarros,charutos,cachimbos fazem mal à saúde, porque eles são ruins.Neles há muito veneno e no período em que a pessoa fuma são introduzidas no seu organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas.Você já se imaginou tudo isso dentro de você? Fumando esses produtos a pessoa pode até ficar com câncer.
Quando a pessoa está fumando a fumaça vai para os pulmões e ao cérebro, demora de 7 a 9 segundos, e a fumaça se espalha pelo organismo trazendo, assim,doenças.
A dependência do cigarro é a droga, isso produz sensação de prazer.
As doenças que o cigarro traz são muitas como câncer de pulmão, doença coronariana, doença pulmonar obstrutiva crônica, cerebrovascular, entre outras...Os fumantes têm menos resistência física que os não fumantes, têm menos fôlego e pior desempenho nos esportes e na vida sexual, envelhecem mais rapidamente que os não fumantes.
E as mulheres grávidas fumantes correm risco de abortar, podem ter filho de baixo peso, menor tamanho e com defeitos congênitos...
Os danos causados ao meio ambiente são as florestas inteiras são devastadas para alimentar os fornos à lenha que secam as folhas do fumo antes de serem industrializadas.Para cada 300 cigarros produzidos uma árvore é queimada. Portanto o fumante de um maço de cigarros por dia sacrifica uma árvore a cada 15 dias.Para a obtenção de safras cada vez melhores, os plantadores de fumo usam agrotóxicos em grande quantidade, causando danos à saúde dos agricultores e ao ecossistema.Além disso, filtros de cigarro atirados em lagos,rios,mares,florestas e jardins demoram 100 anos para se degradarem.Cerca de 25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarro acesas,o que resulta em destruição e mortes.
O consumo do fumo gera uma perda mundial de 100 bilhões de dólares por ano, representados por: sobrecarga do sistema de saúde com tratamento das doenças causadas pelo fumo; mortes precoces de cidadãos em idade produtiva; maior índice de aposentadoria precoce; faltas ao trabalho.
O aumento na ventilação não pode eliminar a poluição tabagismo ambiental, embora uma boa ventilação não pode eliminar a poluição tabagismo, embora uma boa ventilação possa ajudar a diminuir a irritação nos olhos, nariz e garganta causadas pela fumaça, ele não elimina seus componentes tóxicos.
Existem pesquisas comprovando que as imagens nos maços diminuem o número de fumantes, porque demonstram que elas funcionam.
Para parar de fumar a pessoa precisa esquecer do cigarro, botar no lixo os que tem em casa para depois poder dizer “hoje eu não fumei”.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) é o órgão do Ministério da Saúde responsável pela coordenação de política de controle do câncer e doenças relacionadas ao tabagismo no Brasil.
As conseqüências para um fumante passivo, é que ele corre mais risco de pegar doenças como o câncer do que o fumante, porque é que ele corre mais risco de pegar doenças como o câncer do que o fumante, porque ele respira a fumaça e isso vai diretamente circulando pelo corpo.
Pelo que as pessoas andam dizendo pela rua o que leva um ex-fumante a engordar é a ansiedade.
Pelo que eu pesquisei é possível sim parar de fumar e levar uma vida normal livre das doenças causadas pelo tabagismo!
Sabrina
5ª -Kinderwelt

Nenhum comentário: